sábado, 27 de junho de 2009

VIVA SÃO JOÃO!

Elivete Rodrigues da Silva*
Valdenir Zegioth*

Junho, mês das famosas festas juninas.
Sabe... Paguei para ir à festa e não vou. Não porque tenha acontecido algo comigo, mas porque contribuí com impostos e a festa não é para mim, aliás, nem para você!
Criada recentemente, a Ong São João, ligada à empresa pública P, busca outras empresas que participam da festa e seus legados, a título, é claro, de “utilidade pública”, mas que atinge também alguns setores privados. Estou muito enganado ou não faço parte desse público? Talvez porque seja pequeno ou, quem sabe, por não ser deputado. Também por não ser um prefeito e não poder negociar cotas com a São João, nem com a empresa P.
Questionei sobre os convites e só ouvi: “Desculpe, Senhor, mas a empresa nada tem a ver com isso”. Onde consigo meu convite, então?
E o que importa se é meu dinheiro ou o seu que está indo embora? Se somos nós quem “patrocinamos” tais festas? O importante é “valorizar as festas populares”.
Porém, já desencanei, existe sempre um supermercado por perto, e como não existe festa de São João sem pipoca, já inventaram a de microondas. E viva São João!


Crônica produzida com base na leitura de uma notícia de jornal.


*Os autores:
Elivete Rodrigues da Silva é professora de Língua Portuguesa, atuando no Projeto de Recuperação Paralela.
Valdenir Zegioth é professor de Geografia. Atualmente exerce a função de Professor Coordenador Pedagógico.
Ambos atuam na EE Maria Judita Savioli de Oliveira, em Santa Bárbara d’Oeste.

6 comentários:

  1. INFELIZMENTE VIVEMOS NO PAÍS ONDE OS POLÍTICOS FAZEM A FARRA COM O DINHEIRO DO POVO E NADA ACONTECE PARA REPRENDÊ-LOS... PARABÉNS PELA CRÔNICA! MUITO BEM ESCRITA.

    ResponderExcluir
  2. ESTA CRÔNICA FOI MUITO BEM ESCRITA! RETRATA A REALIDADE DA POLÍTICA BRASILEIRA.


    PARABÉNS AOS AUTORES!



    PROFª NILVA RODRIGUES MARTINS

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um abuso, vivemos a pagar festas,festas para deputados,senadores,presidentes...tudo é uma festa com o dinheiro público.Parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  4. ...e pensar que parte dessas festas poderiam ser destinadas a melhores salários para os agentes educacionais. Quem dera, os filhos desses ... estarem frequentando as escolas que tanto eles tentam "melhorar"!

    ResponderExcluir
  5. Eh! Nosso dinheiro não só vira em pizza ... também em pipoca e pipocados ficamos...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamenente com as amigas,principalmente quando vemos o que ocorre no senado, é uyma vergonha!

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...