sábado, 26 de setembro de 2009

FUMAR É FOGO!!!

Lucimar Fernandes Curto

Antigamente, fumar dava status. Era 'glamouroso'.
Os comerciais mostravam homens bem sucedidos com seus cavalos bem cuidados. Todos eram de raça. E marcas como Hollywood, Continental e Arizona eram as mais famosas. Os cenários eram paradisíacos. E só os homens fumavam.
As mulheres aos poucos foram aderindo ao vício, meio tímidas no início, mas depois de cenas na televisão com atrizes famosas fumando, muitas perderam o receio e assumiram o vício em público.
Eu nem sei bem porque comecei a fazer parte dessa estatística. Não dos homens bem sucedidos, mas do famoso grupo de risco.
Acho que no início foi mesmo por curiosidade, coisa de adolescente, assim como acontece com a maioria dos jovens que querem experimentar tudo que é novo, diferente e desconhecido.
Naquela época, não tinha consciência do grande mal que estava fazendo comigo mesmo e quando proibiram os comerciais na TV e o Ministério da Saúde começou a publicar aquelas imagens desoladoras atrás dos maços, já era tarde. Muito tarde. Eu já havia me tornado um viciado convicto.
Nunca fumei muito. Um maço dava para dois dias. Mas mesmo sabendo dos riscos, continuei.
Quem não fuma não consegue entender o porquê. Penso que nem nós mesmos conseguimos. Se estamos felizes, fumamos para comemorar. Se estamos tristes ou preocupados, acendemos um cigarro e parece que toda preocupação ou tristeza se dissipa com a fumaça de cada tragada. Alguns homens depois do sexo, viram do lado e dormem. Eu acendo um cigarro. Talvez querendo prolongar o prazer. Algumas pessoas dizem que somos loucos, pois queimamos dinheiro e, de quebra, detonamos os nossos pulmões e outros órgãos.
Mas quem fuma não pensa nisso, não. Só consegue pensar no prazer que o cigarro proporciona. Fica arranjando desculpas do tipo “Fulano nunca fumou e morreu de câncer de pulmão” ou, então, quando ficam sabendo de alguém que fumava e morreu, usam o clássico “Ah! Mas ele já estava com a idade bem avançada! Viveu bastante!” E, por aí vai...
Fumar para mim sempre foi muito complicado, pois faço parte de uma turma em que o único fumante sou eu. Meus amigos e minha mulher já fizeram de tudo para me convencer a largar esse vício e até meu cardiologista já se prontificou em me ajudar. Todo fim de ano eu me comprometo a largar o cigarro, começar o ano novo limpo.
Se eu já tentei parar alguma vez? Muitas! Todas sem sucesso! Faltou força de vontade? Talvez...
Mas agora terei de me esforçar mais porque ser fumante nos dias de hoje é fogo! Lendo o jornal, me deparei com mais uma tentativa de eliminar de vez com esses seres sofredores e esquisitos que somos: os fumantes! Sim, pois fumante é discriminado o tempo todo. Sofre grandes pressões! A fumaça incomoda, o cheiro é desagradável...
O cerco está se fechando! Eu não acredito muito em inferno astral, mas acho que estou vivendo um: não posso mais beber e dirigir. A lei antifumo foi aprovada. Se estou em algum barzinho com amigos, tenho que atravessar a calçada para fumar do outro lado e o pior: não posso nem levar meu copo junto! E, além de tudo, sou Corinthiano e meu time não vive uma fase muito boa.
Será que devo mesmo acreditar nessa tal de Astrologia?

Crônica elaborada com base na reportagem: 'Minha vida virou um inferno', diz fumante, publicada na Folha de São Paulo, Cotidiano, em 13/08/2009, pág. C3 (disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1308200921.htm)
Quer saber mais? Clique no título da Crônica.

Sobre a autora

Lucimar Fernandes Curto nasceu em 1965 na cidade de Tupi Paulista –SP. Formou-se em Letras pela Faculdade de Americana em 2003. É professora de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Atualmente leciona nas Escolas Ary Menegatto e Prefeito Antonio Zanaga. Sempre gostou muito de Literatura. Adora poesia e é fã incondicional de Fernando Pessoa. Na adolescência, escreveu alguns poemas, mas os mesmos nunca foram publicados. Na crônica, gosta muito de Luis Fernando Veríssimo e Arnaldo Jabor.

9 comentários:

  1. Beleza,fumar faz mal,maravilha!

    ResponderExcluir
  2. lu,adorei sua crônica.Tem o maior jeito para escritora.Parabéns!bjos

    ResponderExcluir
  3. Ótima crônica, o assunto é de muita importância. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  4. As pessoas viciadas não conseguem viver sem o cigarro, porém existe um problema maior nessa situação;as Crianças e adolescentes que vêem famosos fumando e acabam criando uma associação entre cigarro e status social.As leis deveriam ser mais rígidas para evitar que os jovens possam ter o mesmo destino do homem propaganda da Marlboro.

    ResponderExcluir
  5. LU, GOSTEI DA SUA CRONICA, ACHO QUE TODOS DEVERIAM LER, POIS REALMENTE O CIGARRO FAZ MUITO MAL SAÚDE. BEIJOS ATÉ LOGO.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas que fumam não imaginam o quanto a fumaça e mal cheiro do cigarro incomodam quem não fuma!

    ResponderExcluir
  7. Já fui fumante e sei como foi difícil deixar o vício, mas com muiiiiiita força de vontade se consegue! Parabéns pela crônica.

    ResponderExcluir
  8. O cigarro realmente é uma droga,se não fosse ruim não destruiria a saúde das pessoas.Parabéns pela crônica você tem futuro.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Lucimar pelo texto!!!

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...