sábado, 26 de setembro de 2009

O tempo passou... Que bom!

Leonice Aparecida da Silva


Chronos... tempo...Tenho que admitir o tempo tem trabalhado muito a nosso favor. Eu estava assistindo a um programa de T.V. que mostrou algumas mulheres, no auge de seus 60,70,80 e até uma senhorinha de 93 anos, esbanjando energia pelos salões de baile onde flutuavam com toda elegância e destreza com seus pares, jovens rapazes, professores de dança, contratados especialmente para proporcionar a estas senhoras momentos de lazer e descontração.
São mulheres solteiras, separadas, viúvas e até casadas. Seus parceiros, maridos ou namorados não gostam de sair para dançar. “Problema deles”, disse uma delas. Eu concordo plenamente. Eles que fiquem em casa vendo TV ou que vão roncar mais cedo.
O tempo passou e, com ele, se foi a 'Amélia'. Aquela mulher que tinha prazer em todos os deveres de esposa e dona de casa: lavar, passar, cozinhar, cuidar de filhos, fazer tricô e bolinhos para os netos, suportar maridos bêbados e traições, etc., etc,... Ah!, Já ia me esquecendo. Havia um direito, claro: de permanecer calada, ser resignada.
Hoje em dia, a coisa é bem diferente. As mulheres conquistaram sua independência (e mais trabalho, mas, tudo bem!). E, depois que inventaram essa tal de 3ª idade quero ver alguém ter coragem de dizer que lugar de 'velha' é em casa.


Sobre a autora:

Leonice Aparecida da Silva nasceu em Santa Albertina, interior do Estado São Paulo. Cursou o Magistério, em Santa Fé do Sul, mas nunca exerceu sua profissão como PEBI. Posteriormente, fez o curso de Letras, seu sonho desde criança. Mudou-se para a cidade de Nova Odessa em 2001, quando começou a lecionar. Atualmente é professora de Inglês e PL na escola Dr. Joaquim Rodrigues Azenha, na mesma cidade onde mora.

4 comentários:

  1. AMIGA, ISSO MESMO O TEMPO DE AMÉLIA ACABOU...CONTINUE CRONICANDO. BEIJOCAS

    ResponderExcluir
  2. Os tempos mudaram e a mulher moderna vive algumas transformações, pois é madura, segura, esposa, amante, mãe, trabalhadora e não desiste nunca. Amélias nunca mais... Ser moderna,é honrar a luta de muitas outras como nós.

    ResponderExcluir
  3. É interessante ver como as mulheres hoje se sentem mais à vontade para fazer o que gostam. Que bom que evoluímos!!

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Lurdinha, hoje em dia somos valorizadas pelos nossos méritos,pois estamos sempre preocupadas com a evolução, tanto profissional quanto como mulher.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...