terça-feira, 6 de outubro de 2009

A terapia cai na rede

Verdete dos Santos Antonio

Que pena... Cidades diferentes, dificuldades de locomoção, necessidade de sigilo são alguns dos motivos que levam pacientes do mundo todo buscar orientação psicológica pela internet.
Analisando essa situação, podemos chegar à seguinte conclusão: a terapia pode ser do “faz de conta”.
Profissionais fazem de conta que trabalham; os pacientes fazem de conta que são atendidos.
Profissionais fazem de conta que escutam; os pacientes fazem de conta que são curados.
Constata-se que a terapia cognitiva comportamental via internet é mais efetiva para tratar depressão do que uma simples consulta com um clínico geral, desde que realizada em tempo real. Mas há controvérsia. Falta o vínculo entre profissional e paciente, e isso dificulta a superação dos problemas. Importante salientar, todavia, que essa representação do “faz de conta” no dia-a-dia causa prejuízo para aqueles que lançam mão desse tipo de comportamento. As pessoas que agem assim terminam confundindo a si mesmas e caindo no vazio, pois, de fato, nem sabem quem são, e acabam traindo-se, em algum momento.


Sobre a autora:

Verdete dos Santos Antonio - Aquariana, nascida em fevereiro de 1966, natural de Guarani D’Oeste – SP. Filha de Eduardo Antonio e Ana Angélica. É Professora de Geografia e História. Gosta de ler, passear e bater papo. Gosta de animais e plantas. É mãe de Carlos Eduardo, 14 anos. Reside em Americana-SP.

3 comentários:

  1. Prezada Verdete.
    Seus comentários acima é de uma pessoa preocupada com a saúde mental das pessoas que recorrem a esse tipo de recurso terapeutico. Isso é muito importante.
    Acredito que você não tenha experiência no assunto, mas gostaria de colocar o seu ponto de vista.
    Hoje a orientação psicológica on-line e até mesmo a psicoterapia on-line estão ajudando várias pessoas no mundo.
    Você pontuou somente uma dificuldade nesse tipo de prática que é a relação terapeuta e para respondê-la, leia o trabalho do psicólogo Oliver sobre esse tema http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4779836E5
    foi evidenciado que é possível criar vínculo à distância com o cliente, mesmo utilizando a internet.
    Um abraço e espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  2. Verdete, eu gostei do tema da sua crônica e acredito que este assunto precisa ser melhor conhecido e mais explorado por nós, profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a internete esta tomando conta de tudo, devemos tomar cuidado, senao... é melhor nao imaginar...

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...