quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Minha crônica nada cômica

Iraní Rodrigues Bandeira

Nada como levantar de bem com a vida, depois de uma boa noite de sono, pronta para a missão que me foi incumbida: desenvolver um projeto de meio ambiente na escola. Coisinha simples e prática. Unir o útil ao agradável.

Após pesquisa na internet, leitura de revistas e jornais encontrei dentro de uma caixa de livros velhos (o que é comum na casa de uma professora, filha de uma professora...) um manual de práticas de economia de energia elétrica e a partir daí surgiram muitas idéias.

Destacou-me a importância da troca das lâmpadas comuns pelas fluorescentes, economizando no bolso do consumidor e as fontes de energia. Mas se incentivasse a troca das lâmpadas seria correto orientar também sobre o descarte consciente dessas lâmpadas, afinal nelas contém mercúrio, elemento químico prejudicial à saúde e a natureza.

Com apenas alguns telefones e tudo estará resolvido (esse foi meu pensamento... inocente pensamento meu...).

Primeira ligação: Prefeitura.

_Bom dia! Gostaria de falar com o responsável por projetos de meio ambiente. Sobre descarte correto de lâmpadas fluorescentes, sou da escola....

_Desculpe, não temos nenhum projeto desse tipo. Você já ligou na Vigilância Sanitária?

_Tudo bem, obrigado.

Segunda ligação: Vigilância sanitária.

_Boa tarde! Gostaria de falar com o responsável por projetos de meio ambiente, sou da escola....

_Desculpe, não temos nenhum projeto desse tipo. Você já ligou no Meio Ambiente?

_Tudo bem, obrigado.

Terceira ligação: Meio Ambiente.

TUUUUMMMMMMM, TUUUUMMMMMMM, TUUUUMMMMM!!!!!!

Ninguém atende.

No dia seguinte. Quarta ligação: Meio Ambiente.

_Bom dia! Gostaria de falar com o responsável por projetos de meio ambiente, sobre descarte correto de lâmpadas fluorescentes...

_Desculpe. Poderia ligar mais tarde, pois ele não se encontra no momento.

_Tudo bem, obrigado.

Mais tarde... Quinta ligação.

_Boa tarde! O responsável sobre projeto de meio ambiente se encontra?

_Desculpe. Poderia ligar amanhã, pois ele já foi embora.

_Tudo bem, obrigado.

No dia seguinte. Sexta ligação.

_Bom dia! O senhor é o responsável pelo projeto de meio ambiente, mais especificamente sobre descarte correto de lâmpadas fluorescentes?

_Bom dia! Fui infirmado de sua ligação. No momento não temos nenhum projeto ligado a esse assunto. O que posso ajudar é dando palestra. Caso haja interesse, anote o e-mail e agende para o ano que vem. OK?!?

Meu queixo caiu no chão, fiquei perplexa.

Ao chegar a minha escola no dia seguinte meus alunos vieram empolgados perguntar sobre o projeto. Chateada expliquei o ocorrido e o meu desinteresse em continuá-lo.

Para meu espanto, não foi o que aconteceu.

Lápis e papel, os grupos foram se dividindo, cada um com uma função. Uns fizeram cartazes, outros criaram um blog, slides para apresentação. A notícia correu pelos corredores da escola, e foi além, para a comunidade.

Sempre que passava pelos corredores, pela manhã, tarde ou noite, era interrogada sobre o andamento do projeto. Foi divertido, fiquei popular na escola. Pude ver meus alunos trabalhando em equipe, todos os funcionários da escola ajudando. O apoio da direção e coordenação foi fundamental.

Ufa! Concluímos o projeto e estamos recebendo os primeiros frutos. Com a colaboração dos alunos e da comunidade, estamos recebendo as lâmpadas queimadas na escola, esperando um montante de cem lâmpadas para podermos enviar para uma empresa próxima daqui que faz a descontaminação das mesmas.
Estou satisfeita. Agora já posso voltar a ter uma boa noite de sono!

Sobre a autora:

Iraní Rodrigues Bandeira nasceu em Adamantina-SP, em 1972. Graduada em Letras. Atualmente, trabalha na E.E.Dr. João Thienne, em Nova Odessa, como professora de Língua Portuguesa.

4 comentários:

  1. Ah! projetos, aulas, revisoes, é isso aí, mas parabens pois voce conseguiu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Irani, gostei muito de sua crônica,pois é realmente assim que acontece quando tentamos fazer esse tipom de projeto.Parabéns você conseguiu.

    Andréa de Cássia

    ResponderExcluir
  3. Os projetos são frutos do nosso trabalho, sempre uma barreira difícil de realizar,mas quem tem força e vontade consegue.Parabéns você consegui.

    ResponderExcluir
  4. Irani, seu texto está ótimo!! Seria cômico se não fosse "trágico" esse tipo de atitude já virou rotina por parte dos SACs e ou orgãos públicos. Quem nunca tentou inúmeras vezes contato com determinadas empresas e orgãos públicos e ao final, depois de cansáveis ligações e repetição do assunto, descobriu que as tentativas foram inuteis. Como você mostrou determinação e criatividade, seu projeto aconteceu independente da má vontade daqueles que têm a obrigação de incentivar.

    Maria de Lourdes Angelo

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...