domingo, 29 de novembro de 2009

Olho por olho, dente por dente

Adriana de Jesus Olivatto Garcia

Embora essa expressão tenha sido abominada já na época de Jesus Cristo, os professores da rede pública estadual serão vítimas de suas próprias condutas.

Vou explicar. No final do ano é comum alguns alunos ficarem de recuperação por não terem cumprido bem seus deveres.

A reclamação é geral, pois nada mais estressante e injusto do que algumas horas a mais na escola. E eles dizem: "Ah! Recuperação, provas, trabalhos, nada disso é justo! Tanta coisa pra curtir!"

 E o professor, já fadado de tanto trabalho, tenta unir o útil ao agradável. Elabora atividades mais interessantes, estimula-os com aquela conversa amiga: "Quem faz recuperação tem chance de aprender mais." Ninguém está interessado neste papo. Festas, baladas, encontros são muito mais interessantes.

Enfim, depois de tanto consolar e explicar... e arrancar os últimos cabelos brancos que lhes restam, diz:
- Acreditem, não é nenhuma piada... Nós, professores, também passaremos por uma avaliação neste final de ano. Mas, entre vocês e nós há uma incrível diferença: - não sabemos se seremos aprovados pela progressão continuada ou se teremos nossa carreira encerrada.

Sobre a autora:

"Nasci em 30 de abril de 1973. Sou professora formada em Letras e leciono na cidade Nova Odessa desde 2005. Sou casada, mãe de três filhos lindos e gosto muito de escrever e cantar.

4 comentários:

  1. Muito bom, realmente passamos por várias dificuldades com os alunos e não seremos valorizados,somente o que recebemos em troca é o cansaço e um estado depressivo, mas sempre conseguimos vencer.

    ResponderExcluir
  2. Isso vem acontecendo a anos , e so tem piorado, dessa maneira fica cada vez mais dificil ter professores, a profissão tem deixado de ser um sacerdocio, e se tornado um martirio.......

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adriana. Seu assunto é muito interessante, embora não apareça na mídia, mas está criando muito ibope entre os professores.É desagradável essa situação, mas como sempre sairemos por cima disso, com certeza.BJS

    ResponderExcluir
  4. É e vamos a mais uma prova, que com a virada do ano nao sabemos se valerá. Será como a do ano passado???

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...