segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SANTO DO DIA

Luciana Beatriz de Leão

Acreditem, todo dia é dia de um santo. Não?! Nem eu sabia! Peço licença aos católicos, não se sintam incomodados pois também vivo no mundo dessas “idolatrias”. Imaginem vocês que para os 365 dias do ano existem comemorações para eles!

Folheando o jornal do dia 23 de novembro, encontrei uma nota sobre o santo da vez. Era São Clemente I. Um simpático velhinho de barbas enormes. Foi o quarto Papa, viveu em Roma e governou a Igreja nos anos de 88 a 97. Priorizou a evangelização e instituiu o uso da expressão ‘amém’.

Lembrei-me, então, do famoso São Longuinhos, escolhido para o dia 15 de março. Viveu no século primeiro, tendo sido contemporâneo de Jesus. O centurião romano que reconheceu Cristo como sendo o ‘filho de Deus’ na crucificação. Ele seria o soldado que feriu o lado de Jesus com sua lança, sendo esta reverenciada, vejam vocês, como relíquia religiosa. Mais popularmente conhecido como protetor para encontrar objetos perdidos. Quem nunca ouviu ou invocou a expressão: “São Longuinhos, São Longuinhos me ajude a achar... (diz-se o objeto) e eu darei três pulinhos”. Haja pique para pagar a promessa!

Hoje, 01 de dezembro, dia da “formatura” do curso de crônica, que santo é, você sabe? “Prazer sou o São Elloy; o Bispo de Noyon-Tournai, em meados de 645 DC”.  Era um talentoso ourives e exemplos de suas habilidades com metais sobrevivem até hoje, em Paris. Por isso, transformou-se no padroeiro dos ourives e dos mecânicos.

Nunca imaginei encontrar tantas curiosidades no mundo religioso. Algumas simpáticas, outras bem estranhas, extravagantes. Mas todo tipo de conhecimento é válido para nos enriquecermos como seres humanos, assim, também, como foi o curso de crônica. Dessa forma terminarei citando alguns dizeres que foram instituídos por esses abençoados santos:
“Fiquem com Deus e... Amém!”

Sobre a autora:

 Luciana Beatriz de Leão,29.
"Passei minha infância no Noroeste Paulista; cursei Letras na FAI - Soler, na cidade de Jales e, atualmente, leciono na rede estadual de ensino, nas escolas: E.E. ProfªSebastiana Paié Rodella, em Americana e E.E. Profº Antonio Matarazzo, Santa Bárbara d'Oeste."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar...