terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Sob o Sol de Dezembro

Anna Teresa Rojas Molina Assumpção Gouvêa

Sol de dezembro, o calor é infernal e o meu desejo mais íntimo é por azul: azul cobalto, azul real, anil, turquesa... Uma profusão de azuis é o que espero para janeiro. Eu até já apaguei o vermelho e branco, cores tradicionais para o final de ano. Será a pressa, ou o ritmo acelerado do tempo? De qualquer maneira estamos vivenciando de forma diferenciada, diga-se de passagem, os “finais” que chegam atropelados entre arrochos de chefias, gráficos e porcentagens, além das profecias; novidades tecnológicas e cataclismos. Não nos esqueçamos da gripe.

Por tudo isso, nosso pensamento exausto se adianta em busca de descanso, o tão sonhado descanso. “Sombra e água fresca”.

Chega! E quando digo chega, refiro-me a ações que vão desde o cessar fogo, nos morros cariocas e nas trincheiras atuais das variadas guerras e conflitos, até o fim das epidemias contemporâneas e à falta de amor próprio e aos circundantes. E tudo isso porque, o meu desejo de convivência é antigo, muito antigo, vem lá de nossa ancestralidade social onde um pequeno grupo se punha diante de uma fogueira, com uma luz incerta a fazer sombras nas paredes das cavernas e o calor sendo suficiente para aquecer os homens e para contextualizar a ficção das suas aventuras ali narradas...Bons tempos de convivência .

Hoje, em pleno século XXI, em busca de paz interior e conforto entre amigos sigo a solidão de meu dia a dia. Sempre rodeada de pessoas, mas muito sozinha. E eis que na faina diária, sol a pino, calor abrasante, céu azul (azul até demais), escancara-se o dia e a imagem que descreverei a seguir. Ela abre-se diante dos meus olhos sem nem mesmo me pedir licença e com ela, em anexo, a própria fragilidade humana, explícita e surpreendente, deixando estupefatos os menos avisados, os distraídos...

E foi assim que o acaso me pregou uma peça, uma cena patética, nos primeiros momentos e, em seguida, digna de compaixão, pedindo cumplicidade a nós mulheres.

Vamos ao fato, meio-dia e quinze minutos, céu azul, azul até demais, saio do trabalho e, como nos outros dias, tenho trinta minutos para almoçar e me dirigir ao segundo turno de minha jornada diária. O tempo é curto, dá só para uma retomada de fôlego. Filhos a bordo, reivindicando coisas banais, inclusive o som do carro, e lá vamos nós no heavy metal e mais o calor, que é escaldante. Ligo o ar condicionado e fecho os vidros. Um escudo invisível, inclusive para os ouvidos. Desligo-me de tudo, ou quase tudo, ligo o piloto automático, que olha o trânsito e confere o trajeto de sete minutos até minha casa, mas é justamente esse mecanismo (não tão infalível assim) que me avisa: “Alerta, obstáculo na pista”... Antes mesmo de conferir, diminuo a velocidade, firmo o olhar... De costas o vulto é de uma mulher, no meio do asfalto, correndo à frente do carro. Olho no retrovisor, ninguém atrás. À esquerda, o mesmo prédio abandonado, as janelas sem os vidros são como órbitas que há muito perderam a vida e por isso estão cegas a qualquer movimentação que não seja a de sempre. À direita, árvores antigas, e egoístas, impassíveis diante do asfalto. Mas, à frente, havia uma mulher, uma mulher no meio do caminho... Maratonista? Talvez...

Adivinhando as minhas perguntas-pensamentos, ela diminui a marcha, olha para trás, nossos olhares se encontram, ela hesita. Eu paro o carro no meio da rua, ela, inesperadamente, de frente para o carro, diante dos meus olhos e dos meus filhos, mudos diante da cena. Braços abertos em frente ao vidro panorâmico do carro e ela me pede em desespero: “ Me mata, moça, me mata!?” Com os olhos pregados nela respondo sem pensar: “Minha senhora, o que é isso!?” A voz sai do fundo, quase como um pensamento que escapa sem permissão. Ela continua: “Eu quero morrer!” Sem titubear argumento: “Mas minha senhora, sua vida é tão preciosa! Por que morrer?” Ela conclui:”Meu marido me traiu!!!”

Num misto de espanto pela ingenuidade e pureza daquela declaração, admirando a honestidade e, por que não dizer coragem, assumida diante da confirmação do adultério (seria covardia?), retomo a direção do carro, ela por sua vez dirige-se para a lateral da rua. Já posso olhá-la de lado, então tirei o pé do freio e lentamente o carro seguiu, pela força da gravidade, morro abaixo. Meu desejo íntimo era de estacionar, descer do carro, tomar-lhe as mãos, sentar-me com ela ali mesmo na calçada e ouvi-la, depois oferecer-lhe uma carona, talvez, dizendo: “ Minha senhora, apesar dos traídos(as)e das traições, a vida continua”

Fui despertada pela voz de meus filhos; “Mãe, olha a hora!” Olhei o painel do carro: 12h30min. Voltei-me para a mulher, ela já desviara o seu olhar. Acho que fiquei parada ali por segundos. Ela parecia determinada a fazer com que alguém assumisse com ela o ônus de sua morte e seguia correndo em direção aos carros que se desviavam dela. Tirei o pé do freio e acelerei, não muito e quase a alcancei novamente. Ficando próximo o bastante, pus a cabeça para fora do carro e gritei: “Minha senhora, se a senhora morrer, ele fica com a outra, viu!? ”Ela hesitou, voltou-se para mim, olhar perdido, pareceu querer voltar, mas agora fui eu que aumentei a marcha, pois tinha um carro atrás, uma moto ao lado e todos olhavam para mim sem entender nada . À frente o semáforo avermelhou e eu tive que parar. Pelo retrovisor pude vê-la no meio do cruzamento, estava determinada a encontrar alguém que lhe tirasse a vida.

Sobre a autora:

Anna Teresa Rojas Molina Assumpção Gouvêa - Professora da Rede Pública e Privada, graduada em Letras e pós-graduada pela Faculdade de Educação- Unicamp - Mestrado.
"Aos 12 anos tinha o grande sonho de ser escritora de livros infantis. Hoje, me contentaria em escrever crônicas."

4 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar pelo texto Anna.
    Lendo seu texto estive pensando na sociedade atual e seus valores. Creio que estamos passando por grandes mudanças e a sociedade em geral não está preparada para essas mudanças. Então, penso que estamos vivendo uma fase de niilismo pelo niilismo não como transmutação dos valores, mas sim degradação dos valores

    ResponderExcluir
  2. maravilhoso, adorei seu texto, vc.para mim é Einstein da escrita........minha amiga quando eu crescer quero escrever igual a vc!!!!!beijuuuuusss

    ResponderExcluir
  3. É não esta facil a correria esta nos matando e até quem esta a nossa volta. Valeu amiga e no estresse.

    ResponderExcluir
  4. Nossa.............gostei muito do texto professora.......beijosss

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...