sábado, 27 de junho de 2009

QUE REGIME O QUÊ?

Sérgio Itamar Peres Marques*
Regina Goes de Mello*

Parecia cena de Malhação, mas não era. Quando o inspetor da escola viu uma aglomeração no canto do pátio, não teve dúvida: "Pronto, mais uma desses malditos moleques, sem educação!"
Aproximando-se mais, pode notar que não era uma briga, pelo menos não tinha ninguém caído, sangrando, chorando; apenas os palavrões já costumeiros.
E não é que no meio daquele “vuco-vuco” estava o magrelo Edinho entre os afortunados do pedaço!
As meninas, meio ao longe, observavam as calorosas insinuações endereçadas ao menino indefeso que parecia calmo. O inspetor não estava entendendo nada, apesar de não ser uma briga, propriamente dita, devia ser algo preocupante e entrou no meio para apurar.
Ficou impressionado com o que descobrira: os meninos fortões, musculosos, até obesos, queriam a todo custo que o Edinho contasse o que fazia para ter um corpinho daquele, de bailarino espanhol, e bancar o galã com as meninas que viviam em torno dele; mas ele nem lhes dava a mínima.
- O que será que esse cara come?
- De certo não janta!
- Ou não almoça!
- O cara não come hambúrguer, nem toma refri!
- É! Deve seguir direitinho esses manuais publicados em revistas e jornais por aí...
- Isso aí, é só light, integrais, cereais...
- Qual é cara? Que regime é esse?
Ao que o intimidado moço magro não se conteve em ouvir tanta asneira, arrematou:
- Que regime o quê? Lá em casa, há muito tempo a comida tá escassa, todo mundo desempregado... Se não fosse a merenda da escola!


Crônica elaborada a partir de uma notícia de jornal.


*Autores:
Sérgio Itamar Peres Marques é professor de Língua Portuguesa, atualmente exerce a função de Professos Coordenador de Ciclo I, na EE. Profª Jadyr Guimarães Castro.
Regina Goes de Mello é professora de Geografia, atualmente exercendo a função de Professor Coordenador de Ciclo I, na EE.Profª Sinésia Martini.

5 comentários:

  1. UMA CRÔNICA MARAVILHOSA... ABORDA FATOS COMUNS ENTRE OS JOVENS, A BUSCA PELO CORPO PERFEITO! ESTEREÓTIPO QUE CONSIDERAM EXEMPLOS DE BELEZA.



    PARABÉNS PELO TEXTO!



    PROFº GIOMÁRIO NUNES TORRES

    ResponderExcluir
  2. ESTA CRÔNICA FOI MUITO BEM ELABORADA! RETRATA UMA CENA DO COTIDIANO ESCOLAR.


    PARABÉNS AOS AUTORES!



    PROFª ELIVETE RODRIGUES DA SILVA

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela crônica!Mostra a realidade dos adolescentes,a preocupação pelo corpo sarado,geralmente vemos essa preocupação no reino feminino e aqui mostrado com perfeição do lado masculino.

    ResponderExcluir
  4. Como esu já disse antes, uma crônica muito bem elaborada, retratando uma cena do cotidiano escola.Parabéns

    ResponderExcluir
  5. O texto trata bem nossa realidade escolar! A maioria de nossos alunos frequentam à escola mais com o pretexto de comer a estudar, infelizmente.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...