terça-feira, 22 de setembro de 2009

Obras de visibilidade...

Angela Maria Sgarbiero Castioni

Em matéria de criatividade me classifico abaixo do básico! Em todas as situações de exercício da criatividade sempre defendi ferrenhamente a tese de que tudo se copia, nada se cria! Desde a época que estudava no antigo ginásio sempre gostei mais de disciplinas como História e Geografia. Disciplinas seguindo uma sequência, o tempo presente sempre explicado através de fatos que aconteceram no passado. Lições compreendidas através da decisão de pessoas, baseada em fatos! Reais! Conjugo a crença de que o nosso presente é determinado pelas escolhas que fizemos no passado. Aliás, quando tenho que fazer uma correspondência técnica, ofícios, pautas de reunião, escrever textos técnicos, qualquer tipo de comunicação não encontro nenhuma dificuldade.
Agora, a professora diz que eu preciso cronicar.
Muito bem!!! Busco nos jornais um título que me encante (no sentido de encantamento, de magia) e acabo pegando um texto ao acaso, até pra não demonstrar o meu momento de dificuldade. Discretamente, olho nas carteiras vizinhas e percebo que a maioria das minhas colegas já tem muitas linhas escritas em suas folhas. Outras já estão com o texto pronto mostrando para a professora. A professora insiste: diz que temos mais dez minutos para encerrar a tarefa que, segundo ela e Neruda, é fácil. Então, decididamente, recorto uma notícia, novamente contando que a inspiração brote como milagre e é quando constato, num lampejo de racionalidade, que a notícia é sobre obras viárias de visibilidade. Obras no valor de 4 milhões.! De visibilidade! Incrível! Como as situações são adversas. Eu, suando em bicas para escrever poucas linhas de visibilidade. E o orçamento da cidade de São Paulo esbanjando zeros. Para obras de visibilidade!

Crônica elaborada com base na notícia: “Obras viárias em São Paulo custam 20km de metrô” publicada na Folha Online – 10/08/2009 – Cotidiano.
Quer saber mais? Clique no título dessa crônica (ou copie e cole a URL em seu navegador da Internet: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u607414.shtml).

Sobre a autora:

ANGELA MARIA SGARBIERO CASTIONI mora em Santa Bárbara d´Oeste, é professora e, atualmente ocupa o cargo de diretora da EE Dirceu Dias Carneiro. É mãe de dois filhos – Carolina (17) e Felipe (14) - e está casada com o Maurício. Como professora, ocupa-se, dentre outras atividades, em buscar formas para facilitar a árdua tarefa dos professores. Acredita que, independente da tarefa a ser desenvolvida, sempre existe uma forma de torná-la mais fácil, mais agradável, mais divertida. Pensa que, quando um professor descobre uma metodologia adequada para uma turma específica o resultado é muito mais positivo com menos esforço e desgaste e mais prazer. Gosta do barulho produtivo da escola e da energia que brota deste relacionamento.

2 comentários:

  1. e ai bonitooo o poemaaaaa souuuuu eu Aline Ponce Armelin prazerrrr gosteiii muitooo tambêm sou poeticaaa se quizer pode contrar comigoo viu?

    ResponderExcluir
  2. FLOR EU AMEI A SUA CRÔNICA, ISTO SIM É QUE É SER CRIATIVA, PARABÉNS. BEIJOS.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...