domingo, 13 de setembro de 2009

A Pimenta nos olhos do outro foi o meu refresco

Maldito trânsito... Buzina. Fumaça. Poluição. Sinal fechado. Dor de cabeça. Educação de lorde (Seu filho de uma P...). Trânsito parado, freada seca, motociclista no chão, sangue no asfalto; sirene rouca a gritar. Bombeiros a caminho, ponteiro em alta velocidade e relógio também.
A vida pede passagem, mas os automóveis estão estáticos. A morte estacionou.
Presencio essa cena de dentro do táxi rumo ao aeroporto, quero fugir dessa realidade mórbida... Quero desembarcar em Paris. Ah! Paris, a cidade dos apaixonados, Torre Eiffel, passeio de barco com algum parisiense que procura “Lê Amore”, sentir-me viva, muito viva.
Imagino estar no Airbus A 330-200, voo 447 da Air France, lá nas nuvens..., mas uma freada brusca me faz voltar à realidade. Trânsito caótico, os minutos voam como os aviões. Esse voo não vou perder! É a viagem da minha vida, que esse engarrafamento está matando lentamente, sufocada com o dióxido de carbono.
Enfim, chego ao aeroporto, mas o engarrafamento me venceu, a ira toma conta de mim, como posso ter perdido o vôo?!?
Esse trânsito assassino... que mata centenas de pessoas diariamente, matou-me o sonho de consumo, (pois, agora, pobre pode comprar uma passagem aérea em um dos meios de transporte mais seguros do mundo) que parcelei em suaves prestações no cartão de crédito, e ainda não terminei de pagar...
Não acredito que perdi a chance de voar e ver todo mundo bem pequenininho, passar por dentre as nuvens, ver o oceano feito um lençol azul.
É... esse trânsito, que mais parece uma lesma paralítica, aleijada, de uma perna só, além de colher vidas diariamente, ainda rouba os sonhos de alguns.
Vou para casa decepcionada, as horas passam lentas, pois quero culpar alguém pela minha falta de sorte, era para eu estar sobrevoando o oceano, no mais moderno avião francês, num luxo só! A moça do guichê disse que outra pessoa aproveitou a minha falta de sorte e embarcou no meu lugar.
Acho melhor passear no shopping. Distrair-me vendo promoções nas vitrines... quando vejo pela TV a grande tragédia envolvendo o vôo 447 da Air France, e penso: “Que sorte a minha! Melhor pimenta nos olhos do outro do que no meu”.


AUTORA: ADELINA M. M. BONFIM (Professora de Língua Portuguesa e Inglês da EE. Romana O.S.Cunha, atuando como PC-EF na EE. Maria Guilhermina L. Fagundes, em SOB.)

Crônica elaborada a partir da notícia:
Airbus tinha 80 brasileiros, diz Air France; voo apontou pane elétrica de 01/06/2009 - 12h44 - do UOL Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar...