domingo, 13 de setembro de 2009

SÓ PARA MULHERES

Sabe aqueles dias em que as pessoas acordam pensando que nada está a seu favor e decidem sair, dar uma volta, ver vitrines, comprar uma “agulha”. Pois bem... Ligam desesperadas na busca de uma amiga para lhes fazer companhia nessa odisséia.
E, lá se vão as duas amigas rumo ao Shopping, na certeza da exata compensação, para aliviar suas amarguras, pois alguma atitude tem que ser tomada para melhorar o astral.
Passeiam, olham encantadas as novidades, observam as blusas, as calças jeans, acompanhadas de um grande e colorido cartaz anunciando “LIQUIDAÇÃO”. Os olhos brilham, o coração bate mais rápido, na ânsia de se conter e não gastar.
Saem de uma loja de calçados, entram em outra à procura de uma “bota”, pois é inverno, as festas de época, enfim, todo mundo está usando. A vendedora muito simpática chega até a pessoa que pede uma bota preta, cano curto nº. 34. Meio encabulada diz que só tem o 35, mas insiste para comprar e usar com duas meias grossas. Com certeza, ficará bom! O desejo de obter o produto é mais forte que a razão e a pessoa compra e não percebe que está sendo iludida...
A sociedade do consumo caracteriza-se pela posse de quantidades cada vez maiores e as propagandas têm a capacidade de criar novas necessidades que só serão satisfeitas se as pessoas adquirirem os produtos, muitos deles pouco úteis e até mesmo supérfluos.
O grande problema, como na maioria das atitudes impensadas e exageradas, é que os momentos agradáveis e as sensações de alívio causadas pelo ato das compras impulsivas passam rapidamente, dando lugar ao arrependimento, a culpa, a vergonha e claro aos problemas financeiros e pessoais.
Um simples desejo momentâneo pode piorar a situação emocional porque não adianta nada voltar para casa parecendo a Julia Robert no filme “Uma linda Mulher”, cheia de pacotes, com o coração angustiado por ter gasto o que não devia e não podia.
Mas nem sempre a cura pela depressão está em consumir, e sim está dentro da própria pessoa.
E você, de quantas “agulhas” precisa?

Autora: Sarita de Cássia T. Lino de Jesus – Professora de Língua Portuguesa e Espanhol da E.E. Monsenhor Henrique Nicopelli – SOB

Crônica elaborada a partir da Charge acima, publicada no Jornal “O Liberal”– Caderno L de 19/06/2009.

Um comentário:

  1. Muito bom... Adoro shopping, adoroc comprar... Faz bem pro ego de qualquer mulher.
    Parabéns pela crônica!
    Abs
    Lu

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...