domingo, 4 de outubro de 2009

Verdadeiras Amizades

Sônia Sebastiana Lomba Delírio

Com toda a certeza, eis uma coisa muito difícil de ser definida. Quais serão as verdadeiras amizades? Realmente, não é fácil definir quem são nossos verdadeiros amigos.
Será que são aqueles que nos cumprimentam nas festas e recepções? São aqueles que nos prestam favores, sempre esperando a retribuição pelos favores prestados, cobrando-os na primeira oportunidade? Serão aqueles que sempre procuram aparecer ao nosso lado quando estamos fazendo sucesso? Talvez não sejam tão verdadeiras assim essas amizades. Ou será que são aqueles que sempre procuram fazer tudo por nós, não nos dando sequer tempo para pensar, e já estão “adivinhando” nossos pensamentos e vivendo por nós?
Aqueles que nos cumprimentam nas festas, podem, ou não, ser amigos de fato. Podem ser apenas amizades ocasionais, dessas que só encontramos em festas mesmo... Muitos abraços e beijos cheios de: “como tem passado?”, “feliz em vê-lo”, mas, no final da festa, cada um para seu lado e até a próxima... Esses, certamente, não são amigos. Podem ser simplesmente conhecidos.
As pessoas que nos prestam favores quando estamos agoniados, podem ser consideradas amigas, quando os favores são prestados desinteressadamente. Mas, também, pode ser apenas por espírito de solidariedade, não amizade, na verdadeira acepção da palavra. Quando os favores são prestados com o intuito de serem cobrados mais tarde, com a frase do tipo: Quando você precisou, eu te socorri... Agora é sua vez... Não, isso não é amizade. É uma simples troca de interesses.
Quanto àqueles que nos procuram nos momentos de sucesso, com a célebre frase: “nunca duvidei de você...” Ah... esses são os ‘amigos’ oportunistas.
Portanto, cuidado com aqueles que tudo fazem por nós, podem ser piores do que inimigos. Agindo assim, ao invés de nos ajudar, privam-nos do direito de vivermos nossos próprios erros e acertos.
Quando estivermos necessitando de apoio, de palavras de conforto, ou mesmo de alguém que nos ouça, nos momentos de aflição, sem qualquer interesse e formos atendidos, aí, sim, teremos encontrado um amigo.
Amizade é compartilhar a vida, nos bons e nos maus momentos. Uma alegria dividida é muito mais alegre. Uma tristeza compartilhada se torna menos triste. Feliz de quem consegue ter amizades leais e sinceras.

Sobre a autora:



Sônia Sebastiana Lomba Delírio nasceu em Dracena, Estado de São Paulo em 1961. Filha, esposa, mãe, avó e professora. Graduada em Letras. Atualmente ministra aulas nas escolas Professora Laura Emmie Pyles na disciplina Oficina Hora da Leitura, e na escola Professor Wilson Camargo nas disciplinas Leitura, Produção de Texto e Língua Inglesa. Esposa de João Delírio, mãe de três filhos, Flávio, Everton e Sheila. É dedicada, detalhista e persistente. Quando se trata de desafios procura enfrentá-los com responsabilidade e dignidade.

8 comentários:

  1. É SÔNIA REALMENTE, A AMIZADE TOTALMENTE SEGURA DE QUALQUER INTERESSE ANDA DIFÍCIL, MAS QUANDO NÃO PODEMOS CONTAR UMA VERDADEIRA AMIZADE LOGO DESCOBRIMOS É OU NÃO É??? PARABÉMS PELA SUA CRÔNICA. BEIJOS.

    ResponderExcluir
  2. Um amigo vale mais que pedras preciosas, e quando faz sucesso brilhamos de felicidade junto a ele.
    Parabéns pela crônica, pois amigos atualmente são pedras raras.
    Rita de Cássia.

    ResponderExcluir
  3. Amizade sincera é pra vida toda.É dificil de encontrar,mas exite esta preciosidade.Sua crônica está excelente.

    ResponderExcluir
  4. Amizade vale muito.O verdadeiro amigo descobrimos quando não precisamos implorar por um ombro. Amigo sente quando precisamos compartilhar nossos momentos de dor e alegria.
    Parabéns pela crônica.

    ResponderExcluir
  5. A amizade é verdadeira? Milton Nascimento tem a resposta...


    Canção Da América

    Amigo é coisa para se guardar
    Debaixo de sete chaves
    Dentro do coração
    Assim falava a canção que na América ouvi
    Mas quem cantava chorou
    Ao ver o seu amigo partir

    Mas quem ficou, no pensamento voou
    Com seu canto que o outro lembrou
    E quem voou, no pensamento ficou
    Com a lembrança que o outro cantou

    Amigo é coisa para se guardar
    No lado esquerdo do peito
    Mesmo que o tempo e a distância digam "não"
    Mesmo esquecendo a canção
    O que importa é ouvir
    A voz que vem do coração

    Pois seja o que vier, venha o que vier
    Qualquer dia, amigo, eu volto
    A te encontrar
    Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.

    ResponderExcluir
  6. toda amizade é fruto de nosso comportamento, nossa postura diante do outro, a sinceridade é o caminho certo com certeza para que conservamos o que conquistamos........beijuuuuuuuuussssssss.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...