sábado, 14 de novembro de 2009

A CRIANÇA, A ESCOLA E A INTERNET

É sabido que está cada vez mais difícil o professor prender à atenção dos alunos em sala de aula. Também, em plena era digital fica impossível competir com essa “admirável máquina nova”. É só clicar e tudo está lá, a nossa espera.
Sabemos que não tem como fugir, pois a internet está presente desde muito cedo na vida das crianças e não tem como excluir o virtual do nosso cotidiano. Mas há também outro agravante: alunos que passam a noite e a madrugada na internet e, no dia seguinte, comparecem à escola, sonolentos, sem vontade de ouvir o professor e de realizar as tarefas, pois não trazem o material, alegando que esqueceu. Fazem questão de esquecer. Ocupam-se, então, com o gerar conflitos desnecessários no ambiente escolar.
É de mera importância o controle pelos pais dos horários e conteúdos acessados, porém, nem mesmo os pais conseguem essa façanha, então cabe somente ao professor o desafio de proporcionar aos alunos uma reflexão quanto aos valores implícitos nas atitudes. Criando no espaço escolar a cultura para a vida, frente a uma sociedade que mascara e deturpa os principais conceitos para uma convivência pacífica com sonhos e encantamentos, valores e fatores, liberdade e responsabilidade que supera o individualismo e egoísmo, sendo que o mais importante é saber extrair o que tem de melhor na internet e deletar o que não tem sentido para nossas vidas.

Autores:
Rosangela Aparecida Cassela – Profª de Educação Básica - Ciclo I - EE. João Solidário Pedroso - Americana
Sérgio Fioravante Alvarez – Professor de Filosofia - E.E. Profª Maria José de Mattos Gobbo – Americana

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