domingo, 29 de novembro de 2009

Experiência do Absurdo

Assis Henrique Brugnera

Caro leitor, inicio essa crônica relatando a experiência que tive quando me deparei em pensar o absurdo. Então, decidi escrever para dizer um pouco sobre a experiência do absurdo na vida humana que se revelará sendo o sentimento do absurdo.

O sentimento do absurdo é o ponto de partida da reflexão sobre a existência humana que pode ser desencadeada por uma situação extraordinária ou trivial no cotidiano da vida humana, por exemplo, tropeçar em uma calçada com buracos. Mas, o que é o absurdo? É aquilo que faço e não tem um sentido definido para minha vida.

A reflexão sobre a vida, sendo ela interior ou exterior a mim e distanciada de mim, leva ao corte do absurdo.

Se a existência humana determina o sentido para a vida, resta-nos descobrir como seria este “sentido” para melhor viver, a fim de romper com o absurdo, que se dá quando faço algo, mas não dou sentido a isso.

Uma forma para isso seria pensar sobre o sentido da existência, pois como diria Sócrates, “uma vida que não é refletida não é digna de ser vivida”. Ao colocar a racionalidade para refletir sobre a existência, eu corto o absurdo e coloco a questão genérica – “Como isso aconteceu?” – para a minha vida e de quem está ao meu lado. (O que acontecerá comigo, já que isso ocorreu?).

Devemos usar a razão para buscar as justificações que respondam a perguntas angustiantes, de forma coerente e comparativamente, sem cair no subjetivismo.

Sobre a autor:


Graduado em filosofia pela PUC-Campinas, especialista em bioética. Possui vários artigos publicados em revistas científicas. Atualmente é professor de filosofia na rede estadual de ensino.

5 comentários:

  1. Mutias vezes julgamos o que acontece com o outro de absurdo, mas nao percebemos o nosso redors, parabens

    ResponderExcluir
  2. Temos que nos fiscalizarmos para não cometer injustiças com os outros.

    ResponderExcluir
  3. caramba........vc. é demais nas palavras não???
    sabe, lendo sua crônica(adorei)pensei nos absurdos da vida....como uma frase famosa de minha mãe que dizia em sua sabedoria: "tudo que nos faz mal queira distancia", eu achava na minha adolescencia que era o absurdo dos absurdos hoje acho absurdo eu não ter entendido na época..... beijuuuuusssss

    ResponderExcluir
  4. são cotas e não contas!!!!!!!!!!vc. continua sendo meu herói nas palavras.......

    ResponderExcluir
  5. Assis, o absurdo não seria o dinheiro na cueca, na meia e nos bolsos do paletó,pra comprar panetone para as crianças pobres? Não seria o novo mensalão ? Não seria o secretário da educação não atender milhares de professores na quinta-feira passada e remarcar a agenda para hoje antevéspera da eleição sindical? Quantos são os absurdos dos demotucanalhas contra o povo do Estado de São Paulo?

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...