domingo, 29 de novembro de 2009

A moça do vestido curto

Gisele Adriana Moraes

Dias atrás nos deparamos com mais um acontecimento que para mídia é um “prato cheio” para o sensacionalismo. Na verdade, particularmente, não vejo motivo para tanto, mas como vivemos numa sociedade puritana que se baseia em falso moralismo... Estou me referindo ao caso “Geisy Arruda”, a moça que foi para a faculdade com um vestido curto. A sindicância consoante com o Regimento Interno da faculdade nos termos do artigo 216, parágrafo 5, e do artigo 207, da Constituição Federal, colheu depoimentos de alunos e alunas, professores, funcionários e da estudante envolvida, além de analisar vídeos e imagens divulgadas.

Os fatos:

Foi apurado que a aluna tem frequentado as dependências da unidade em trajes inadequados, indicando uma postura incompatível com o ambiente da universidade, e, apesar de alertada, não modificou seu comportamento. Isso foi o que a faculdade alegou em sua defesa.

Hoje, o Brasil, um país emergente, que vem constantemente evoluindo e tornando-se centro das atenções para outros países, dá importância para uma moça com um vestido curto, num dia comum, na faculdade.

Por que não priorizar a questão da qualidade do ensino no país, melhorar a segurança, o transporte, a saúde, do que se voltar para uma moça de vestido curto na faculdade? Infelizmente, o jornal “vende” mais notícia ruim e tragédias. As revistas, assuntos sobre cosméticos e fórmulas milagrosas de emagrecimento. Vejo que a banalidade caiu no gosto popular .

Será que essa moça está certa de aproveitar seus quinze minutos de fama? Foram os muitos dos que são contra essa postura que a colocaram na mídia. Fazem parte de um povo que ‘compra’ tudo o que está sendo ‘vendido’ pela mídia.

E a sociedade continua com o falso moralismo, em pleno século vinte e um, embora a censura tenha ficado para trás há muito tempo...

Por que não priorizar soluções necessárias para salvar o que resta do nosso planeta ao invés de dar tanto ibope a uma moça de vestido curto, no cotidiano de uma faculdade?

Sobre a autora:

 Gisele Adriana Moraes, 32 anos, natural de Mogi mirim - S.P. É professora de Filosofia e Sociologia. Atualmente, leciona na E.E. Prof. Wilson Camargo, em Americana – SP. É uma pessoa muito determinada, participativa e está sempre em busca de novos horizontes.

4 comentários:

  1. Oi Gisele, você sitou bem os desvio de interesse, enquanto o pove se preocupa com o vestido dfa estudante, esque ce que esta sendo roubado pelos politicos, não se preocupando com as dificuldades que o povo esta passando, sem comentarios. Até mais

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gisele. Parabéns pelo assunto abordado.O que realmente é de interesse público fica esquecido, isso não aparece na mídia. Até mais.

    ResponderExcluir
  3. minha amiga é isso aí, vamos abrir a boca mesmo para esses absurdos da mídia......a importancia do vestido curto foi maior que aquela família passando fome as vezes com um salario mínimo que hoje não dá para sustentar nem um cachorro quanto mais uma família..... e a mídia onde está agora que não esclarece que esse fato que deveria ser importante aos nossos governantes....não podemos ficar calados........beijuuuuusssss

    ResponderExcluir
  4. Então ,claro que o importante é a educação,mas não podemos nos esquecer do direito de ir e vir ...somos livres para decidirmos o que usar e como usar.E se realmente a educação está em primeiro lugar ...perai ...onde esta a da moçada que ridicularizou a garota ???neh ??rsrs

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...