terça-feira, 24 de novembro de 2009

Seca pimenteira. Eu?

 Maria de Lourdes Angelo

Esta mania de falar muito e observar pouco tem contribuído para que eu, uma mulher, supostamente, antenada, tenha passado por alguns micos de tamanhos gigantescos.

Por outro lado, ninguém tem culpa se as coisas mudam, assim, de uma hora para outra, como o ciclo das estações, o efeito radiativo e as alterações climáticas.Tudo muda ultimamente. Nada mais é estável, nem os ciclos biológicos, nem os sociais e muito menos os de valores comportamentais.

Como toda mulher apaixonada sempre procura encontrar um jeito de incutir na cabeça de seu par as inumeráveis razões e porquês de uma relação duradoura ser vantajosa. E, mesmo vivendo neste mar de instabilidades, a mulher não perde a ocasião de citar exemplos e apontar casos belíssimos de amores eternos entre casais.

É claro que ninguém vai colocar ênfase nos romances desastrosos como os da Lady Diana e o Príncipe Charles, Marta e Eduardo Suplicy, Xuxa e Luciano Zaffir. O que a gente quer é mostrar os casais que deram certo. Exemplos de perenidade, virtude e dedicação mútua.

-“Olha eu conheço um casal maravilhoso. Ele, um moço maduro, respeitável, inteligentíssimo, assumiu o romance com ela, e a acolheu com os filhos, vivem uma vida linda, harmoniosa. Passeiam, se divertem, cuidam um do outro. Um belo exemplo de que uma segunda união pode dar certo sim.”

Ocorre, porém, que já fazia algum tempo que eu não via esse casal de amigos a quem eu me referia, e não sabia que as mudanças do mundo também chegaram até eles. E, por coincidência, assim que chegamos ao Shopping, lá estava ela e as crianças.

-“Olha lá, lembra-se daquele casal ao qual eu me referi há poucos dias? Aquela colega de trabalho, sobre a qual comentei da bonita união, entre ela e um rapaz. Pois então, ela é a esposa. Vamos cumprimentá-la?

Aproximamos-nos e eu, como sempre a cumprimentei e perguntei sobre ele.

“Olá, Maria, tudo bem? E o João, como tem passado?

“Eu estou bem – disse-me ela – quanto a ele, não sei, pois faz algum tempo que não o vejo. Nós nos separamos no último verão.

Na hora fiquei sem saber o que dizer. Olhei para meu namorado e ele olhou para mim e não disse nada, mas lá no fundo estava escrita a frase que mais tarde e por muitos dias ele diria: “seca pimenteira”.

E assim fui taxada de “Seca Pimenteira” injustamente, pois cada vez que faço um comentário elogioso a respeito da boa convivência entre determinados casais, há um olhar de cumplicidade entre nós, e logo depois vem a frase “Seca Pimenteira”...


Sobre a autora:

"Nasci em 22 de abril de 1965, na pequena Brasitânia – distrito de Fernandópolis, SP. Iniciei e conclui meus estudos primários e secundários em escolas públicas. Graduei-me em Letras, na Fundação Educacional de Votuporanga-SP., e em Lingüística na UNESP de São José do Rio Preto-SP.
Iniciei a carreira de professora na rede pública no ano de 1.998, lecionei em várias escolas, e, cada uma delas ensinou-me alguma coisa de útil.
Atualmente, leciono na E.E.Maria José Margato Brocatto, em Santa Bárbara d’ Oeste-SP."



7 comentários:

  1. Realmente tem gente que so deseja mal do proximo

    ResponderExcluir
  2. É bom tomarmos mais cuidado com os comentários, principalmente as mulheres que não tem travas na língua...rs
    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Que pena que o curso está acabando, pois é muito legal ler esses textos tão legais!

    ResponderExcluir
  4. oi Maria de Lourdes.
    Gostei da sua crônica,realmente devemos tomar
    cuidado com os comentários,porque tem muitas pessoas que se aproximam de nós como bom samaritano,mas por trás está cheio de maldade.

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria de Lourdes,é bem assim que acontece muitas vezes falamos demais e isso acaba atrapalhando,as vezes ficamos até sem jeito.

    Andréa de Cassia

    ResponderExcluir
  6. olá Maria de Lourdes, gostei da sua crônica, embora não concrde com o apelido.Espero te encontrar em outros cursos, pois foi muito bom te reencontrar.BJS

    ResponderExcluir
  7. Ola Maria de Lourdes, muito legal sua crônica!!Infelizmente é comum acontecer isso, fazemos algum comentário com as melhores intenções e ganhamos apelidos mesmo sem merecer
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...