terça-feira, 24 de novembro de 2009

Voo do Sonho

Rosangela Aparecida Cassela

Joãozinho era um menino muito bonzinho, tinha uma imaginação muito fértil, qualquer brinquedo virava uma aventura em suas mãos. No seu aniversário de oito anos, Joãozinho ganhou de presente um helicóptero e logo começou a brincar, imaginou estar sobrevoando as praias do Rio de Janeiro. Era um dos seus sonhos. Lá de cima, ele avistava as lindas mulheres tomando banho de sol. Quis, também, conhecer outros pontos turísticos do Rio: o Pão de Açúcar, O Corcovado, a Baia de Guanabara. Joãozinho se deliciava, vendo a Cidade Maravilhosa lá das alturas. Mal podia esperar o momento de voltar para casa e contar tudo sobre o passeio aos seus queridos pais.
Mas, Joãozinho ficou curioso em saber como eram as favelas e morros do Rio de Janeiro, e foi até lá. Ao sobrevoar os morros, aquele menino inocente, não gostou do que viu: certos garotos usando e traficando drogas, meninas se prostituindo. Pensou nas mães dessas crianças. Como deveriam sofrer ao ver seus filhos nesta situação, pois ele sabia que era um bom filho.
De repente, perdido em seus pensamentos, Joãozinho foi atacado por traficantes. O Morro era controlado pelo Comando Vermelho, um grupo de rebeldes revoltados e destruidor de gente inocente que, sem piedade, atirava em seu lindo helicóptero. Confundiram-no com o da Polícia Militar. Joãozinho tentou fugir, mas foi inútil, as balas atingiram o motor causando uma pane. Isso fez com que seu helicóptero se incendiasse e desgovernado caiu ao chão.
Desde então, o Morro continua recebendo a ação policial que não descansa enquanto não encontrar o responsável pelo acidente com o helicóptero de Joãozinho. Ele ficou desolado por não concluir seu passeio turístico, pois pretendia ainda ver o desfile das Escolas de Samba, na Marquês de Sapucaí.

Crônica baseada na notícia do jornal: “RIO TEVE QUEDA DE HELICOPTERO E 39 MORTOS”, publicada na Folha de São Paulo” de 25 de outubro de 2009 – Caderno 2 -


Sobre a autora:             

 "Nasci na cidade de Americana. Na adolescência, trabalhei em Empresas, depois fui secretária na área da saúde e atualmente sou professora. Amo alfabetizar. Para mim, é uma delícia trabalhar com o 1º ano do Ensino Fundamental. É gratificante observar os avanços na aprendizagem, o desenvolvimento das habilidades. Sou uma professora que está sempre buscando conhecimentos, participando de cursos, ou seja, aberta à mudanças desde que sejam em benefício do nosso público alvo: o aluno."

3 comentários:

  1. realmente como é bom poder viajar, imaginar as belezas, ah! que inveja do menino.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para a nossa thurma.
    Estamos quase terminando.
    Espero que todos possamos vivenciar na prática as crônicas na vida do professor em 2010, pois com a prometida prova...........

    ResponderExcluir
  3. É muito bom sonhar, ter imaginação fértil, você acaba se tornando feliz,mas esses sonhos acabam se tornando em realidade, principalmente que está relacionado ao nosso dia-a-dia,como se passou Joãozinho tentando fugir das balas das favela.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...