terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Vou ser mãe

Lice Sônia da Silva de Melo Bertonha

Ser mãe sempre foi o meu sonho. Tudo muda na vida da gente.
Ser mãe é ter uma vida de renúncia da própria vida. Tudo fica diferente, desde o inicio da gravidez, começamos a nos privar de coisas que dizíamos jamais nos afastar.
Percebi que tudo acontece em função desse novo ser, que está se formando em meu ventre, desde o primeiro momento: a expectativa de ver o resultado do teste e a emoção ao ver o “positivo”. É uma vida que está se preparando para chegar neste mundo.
A vida passa a ser outra: os lazeres, os horários, a alimentação, noites sem dormir, aprender a identificar cada choro, cada mudança de humor e, até mesmo, cada sorriso. A partir do nascimento, vivenciarei todas essas experiências. Tudo muda em nossa volta: os pensamentos, os conceitos, até os valores. Estes podem aumentar, porque vem aí uma nova vida para se cuidar...
Na expectativa da chegada do grande dia surgem: a emoção, a ansiedade, a alegria, o entusiasmo! Chegam as preocupações: dar banho; mudar as fraldas (muuuuitas...); amparar os primeiros passos; ajudar a crescer e... transmitir valores.
Serei mais uma mãe neste mundo, dentre tantas. Muitas enfrentam dramas, dificuldades e, infelizmente, existem as mães que nem se preocupam com seus filhos...
Ser mãe é sentir crescer algo divino dentro de nós, durante nove meses.
Ser mãe é cumprir uma grande tarefa.
É passar noites sem dormir...
É ralhar, quando preciso.
É planejar em conjunto.
É renunciar da própria vida, pela vida do pequeno ainda esperado .
Não importa a idade de ser mãe... Acima de tudo, o que importa é saber amar.
Não importa o momento, ser mãe é divino em qualquer tempo!
Esses pensamentos vão ser o meu novo conceito de vida daqui a alguns meses.



Sobre a autora:

"Nasci em 19 de março de 1978. Sou professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, graduada em Letras. Trabalho no Programa Escola da Família, desde 2004. Sou casada e agora vou ter uma nova experiência de vida: serei mãe. O que eu mais gosto é de sempre estar aprendendo coisas novas."

6 comentários:

  1. Parabéns e coragem. Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Lice, curta a felicidade de ser mãe a partir da gestação, é algo que só nós mulheres podemos realmente sentir.
    Vou ser avó e não terei estas sensações que você está tendo, mas todas elas passam. E um dia você será avó também,curtirá muito mais, pois as sensações que você está passando, como avó não teras, será só curtição,
    beijos
    carmen

    ResponderExcluir
  3. O amiga lembrou bem este é o mistério mais importante e misterioso que pode acontecer com o ser humano no seu mais profundo acontecimento a vida.E lembrar que ver uma pessoa preparando a outra é verdadeiramente um mitério, Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Amiga,nesse primeiro momento quero parabenizá-la pelo evento da maternidade,que os céus continuem lhe abençando.Não há duvidas de que ser mãe é um grande aprendizado e se você gosta de aprender,como declarou em sua crônica,essa é uma grande oportunnidade!!!

    ResponderExcluir
  5. Lice,parabéns por esta dadiva de Deus.
    com relação ao seu texto ...é lindo!

    ResponderExcluir
  6. Lice, que alegria!!
    Apesar das expectativas, das preocupações ser mãe é algo MARAVILHOSO. Que Deus os abençoe
    Ana Maria

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...