quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Inveja Mata

Iris Batista Silva

Sempre invejei as mulheres que não trabalham fora. Elas ficam em casa,cuidando dos filhos, do marido, da casa. Podem acordar a hora que quiserem, deitar durante o dia... Meu sonho!
Bem, esse era meu sonho até conhecer minha mais recente vizinha. A Marcela. Meu Deus! O que é aquilo? Com dois filhos, ela, praticamente, não tem o que fazer, pois não tem como fazer. Eles não deixam! As crianças passam o dia na rua e ela fica com eles. Detalhe: gritando para eles não serem atropelados. Com todas as pessoas que passam por lá ela conversa um pouquinho... uma hora mais ou menos, mas, o suficiente para descobrir a vida do coitado ou da coitada.
Quanto ao marido... É complicado. Ele quase não fica em casa. Acho que não suporta tanta gritaria. Quando fica, ela sai. E, aí, ele resolve cantar no karaokê: é insuportável!
A casa, eu sempre imaginei que seria pura organização, mas é pura desordem, e muita sujeira. Nunca tem nada. Ela vive no meu portão pedindo:linha, alho, cebola, ovo, sabão em pó e até café. Acho que a coisa anda feia por lá.
Ah! Tem outra coisa: a VIDA. É a cachorra. Estou com uma baita raiva da Vida! Ninguém merece ouvir o dia todo: Cala boca, Vida!
A minha vida está ficando quietinha de tanto ouvir isso.
Depois de um tempo observando tudo isso, perdi qualquer vestígio de inveja. Aprendi a dar valor a minha vida e, graças a Deus, tenho um trabalho e não preciso ficar ouvindo minha vizinha o dia todo.

Um pouco sobre a autora:

Iris Batista Silva nasceu na Bahia, em 1968. Ainda criança veio para São Paulo. Formou-se em Letras e em 1995 mudou-se para Americana exercendo a função de professora em escola pública. Sempre gostou muito de leitura, mas escrever nunca foi seu forte. Seu primeiro trabalho como escritora foi a crônica Inveja Mata.

7 comentários:

  1. Oh, Iris! Não me fale isso não! A primeira crônica publicada, né bem? E aqueles textos no caderninho que você nos empresta de vez em quando, hein? Não tem nenhum dedinho seu lá, não? Deixe de ser modesta! Está escondendo o leite, né? Bem, se foi o primeiro realmente, pode continuar, viu? Parabéns. Arlete

    ResponderExcluir
  2. Com uma vizinha assim, repor aula no sábado fica até suportável... rsrsrs...
    Beijos!
    Edilene.

    ResponderExcluir
  3. Iris, se você fosse minha vizinha não seria ruim assim, porque eu tenho uma VIDA em casa que é tudo! Minha filha(a qual chamo de MINHA VIDA).
    Um abraço!
    Cleuzeli

    ResponderExcluir
  4. Poxa colega, acho que todos temos alguns vizinhos que não tem o que fazer e ficam gritando na rua tirando o sossego de quem trabalha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Iris, ninguem merece uma vizinha dessas, mas pelo menos é uma inspiração pra cronicar. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Iris,
    Me identifiquei de cara com sua cronica. Tambem ja tive inveja de mulheres que não trabalham fora e ja tive uma vizinha que lembra muito a sua. Ninguem merece!
    Adorei!
    Bjs

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...