sábado, 26 de setembro de 2009

A terceira xícara de chá

Olga de Cássia Micas Santana

Fiquei surpresa comigo mesma...comprei um livro sobre um americano que se apaixona por uma tribo entre Afeganistão e Paquistão extremamente pobre, e resolve construir uma escola para as crianças dessa tribo.
_Um americano?????
Sim, justamente um americano!!!
_Escola em território muçulmano???
Sim, os muçulmanos, aqueles que atiram aviões contra prédios....
Estou no começo da leitura, mas já fui bastante surpreendida.
Muito emocionante quando ele descreve sua primeira visita a ‘escola’ que eles tinham’.
Não tinham!!! Por não poder pagar menos de 1 dólar por dia ao professor. As crianças andavam quilômetros para chegar à aldeia vizinha. Sentavam-se numa pedra ao ar livre (escola), duas vezes por semana, para conseguir ‘aprender’.
- Parece mentira, mas juro que não é. Num daqueles dias, ao chegarem, as crianças sentaram-se no chão e fizeram as tabuadas e as continhas desenhando os números com pauzinhos na terra!
As mais "afortunadas" tinham um pedaço de madeira, sujo com barro, onde escreviam com um pauzinho.
E agora, prepare-se, o mais incrível vem aí...
Elas arregalavam os olhinhos, faziam o mais absoluto silêncio, como se não quisessem perder nada do que estava sendo ensinado!!!
O tal americano, assistindo aquela aula, jurou para si que construiria uma escola para aquelas crianças, principalmente para as meninas, que eram apenas 4 dentre 36 meninos, muçulmanos.
O quê? Escola para meninas, em território muçulmano, feita por um americano???
Ele pensou nas afortunadas crianças americanas, que tudo têm, e muitas não se importam com os estudos. Como se comportariam em meio a essa pobreza toda?
Isso te lembra algum país, ou Estado, onde os alunos têm tudo, de graça e, muitas vezes, não dão o menor valor?
Onde está o problema???
Se você gostou, então procure descobrir que livro é esse, comece pelo título.

(Clique no título da crônica.)

Sobre a autora:

Olga de Cássia Micas Santana é mãe, família moderna, apenas 1 filha. Exerce várias funções: psicóloga, professora, dona de casa, esposa, leitora, motorista particular de uma adolescente (filha), cidadã, brasileira, economista, crítica...
"Amo os animais, admiro os seres humanos, amo minha profissão, odeio meu salário, faço tricô, crochê, assisto a bons filmes".

4 comentários:

  1. O exemplo do norte-americano Greg Mortenson deve ser mais divulgado, não apenas para nossos alunos, mas para toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Olga PARABÉNS , sua crônica nos faz refletir que infelizmente existe crianças, jovens, adultos que não sabem dar o devido valor no bem mais precioso que alguém pode carregar para a vida a EDUCAÇÃO. Mais uma vez parabéns, você tem talento como cronista.
    Abraço, Carol

    ResponderExcluir
  3. Coleguinha,gostei muuuuito da sua crônica.Só que a nossa realidade é um pouquinho diferente, nossas crianças não são afortunadas, mas nem assim valorizam o que têm. Afinal, não tem os adultos como modelo vivo!!!
    Você é 10!!

    ResponderExcluir
  4. GOSTEI DA SUA CRÔNICA ELA RELATA UMA REALIDADE UM POUCO PARECIDA COM A NOSSA EM QUE OS ALUNOS TEM A SUA DISPOSIÇÃO TODO MATERIAL,MAS FALTA OS OLHINHOS ATENTOS.

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar...