quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A VELHA CADERNETA REFORMULADA

Durante décadas o brasileiro alimentou o hábito de comprar FIADO. Usou cadernetas, pequenas anotações, fichas, dentre outros. Hoje, a situação não é diferente. Com o grande avanço tecnológico e o crescimento do crédito para todos os níveis sociais, o povo tem a ilusão de que tudo acabou. Não se compra mais fiado. Esquece que, no final do mês, o carteiro chega com uma imensa fatura do cartão de crédito. Esse danado que veio para substituir a velha caderneta e, hoje, causa impacto, frustração, inconformismo e grande arrombo no bolso do consumidor.
Enfim, naquele mesmo instante, as pessoas indignadas com o tamanho do Fiado (fatura) param tudo. Inicia-se, assim, uma força tarefa com toda a família para juntar os tickets - uma verdadeira competição de atletismo financeiro. Todos precisam dar conta dos seus gastos. A única certeza é a de que o Fiado realmente existe e não se tem para onde escapar. Todo o empenho foi em vão. A derrota é certa.
Pensando bem, o cartão de crédito não é tão vilão assim. Com ele pode-se comprar qualquer coisa, sem passar pelo incômodo de ser barrado no caixa por comprar mercadorias “supérfluas”- na visão do comerciante – ou, ainda, perceber aquela famosa olhadinha que deixa bem claro que você não tem condições de adquirir tal mercadoria, pelo modo de articular as palavras e até mesmo pela aparência.
Quando se usa a caderneta é quase certo que o comerciante conhece a vida do freguês e, quando a casa está caindo “financeiramente”- pois notícia ruim chega 'a jato'- o coitado é barrado e passa a fazer dieta forçada. Não importa se é gordo ou magro, o castigo é o mesmo.

Crônica elaborada com base na reportagem: "Fiado, só amanhã. E hoje também", publicada em O Estado de São Paulo, em 24/08/2009 - Seção: Economia, pág. B4.
Quer saber mais? Clique no título da crônica (ou copie e cole esta URL na barra de navegação da Internet) - http://www.jt.com.br/editorias/2009/08/24/eco-1.94.2.20090824.8.1.xml)

Autoras:
MARIA APARECIDA RODRIGUES DOURADO.
PRISCILA KELY DE SOUZA DE OLIVEIRA.
SUSIMARA PEREIRA ROBERTO.

Um comentário:

Não esqueça de comentar...